CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Vacina contra HPV


Pouca gente sabe, mas o HPV, cujo nome científico é Papiloma Vírus Humano, já lidera o ranking das doenças sexualmente transmissíveis. O vírus pode ser considerado um inimigo sorrateiro, pois age silenciosamente, dificultando seu diagnóstico.A incidência é de 40% quando se trata da faixa de 16 a 24 anos. Alarmante, não? Até então, o uso de preservativo era a única forma de prevenção da doença, que passa a ser combatida por meio de vacinação.

A vacina previne mulheres que nunca foram infectadas de quatro tipos de HPV: 16, 18, 6 e 11. Os dois primeiros estão relacionados ao desenvolvimento do câncer de colo do útero - a maior preocupação dos médicos –, e foram encontrados em 94% dos casos.

Para a vacina funcionar, também é preciso nunca ter entrado em contato com o papiloma. E cerca de 75% das pessoas já tiveram contato com o vírus, entre homens e mulheres. O HPV é fácil de pegar, e difícil de tratar. A transmissão acontece por meio da pele, no simples contato com a região infectada e por meio de microcortes – comuns em qualquer relação sexual. E o pior: não precisa de penetração, o que torna a camisinha inútil para evitar o contágio.

As lesões muitas vezes são invisíveis a olho nu, o que leva as pessoas acreditarem que tudo está em ordem. Por isso é importante realizar o papanicolau e uma colposcopia ao menos uma vez por ano. O papanicolau detecta, em 80% dos casos, alterações celulares, que podem se transformar em câncer.

O importante é não dar bobeira: percebeu um corrimento diferente, um ardor, ou qualquer sintoma diferente, procure um médico.
A vacina pode ser encontrada em clínicas particulares, e a dose custa de R$ 600,00 a R$1.000,00.

Postado por Krys

0 comentários: